Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:
Uma luva de dados é um dispositivo de interacção semelhante a uma luva comum que, facilita o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual.
Normalmente, esta luva é de látex devido à elasticidade do material.
Através deste dispositivo é possível usar vários parâmetros físicos tais como: a pressão; a força linear; a temperatura e a textura de uma superfície ou material.
Existem vários tipos de luvas, tais como: luvas de funcionamento óptico, magnético ou até mesmo de “tacto”, no entanto, podemos referir a luva de funcionamento óptico como o princípio de funcionamento mais usual nos nossos dias.
Assim, este princípio baseia-se no seguinte: um emissor colocado na ponta dos dedos da luva envia uma luz para um receptor colocado na parte superior da luva na zona do pulso, por sua vez, essa luz é enviada não pelo ar mas sim por guias de fibra óptica .
Dependendo da posição do dedo, esse mesmo receptor vai receber a luz na sua totalidade ou apenas parte dela, uma vez que a posição do dedo aumenta ou diminui as perdas da transmissão dessa mesma luz. Este fenómeno vai causar uma variação na resistência do receptor que, por sua vez, vai influenciar a tensão de saída do mesmo. Deste modo, para cada valor de tensão iremos ter uma posição específica.
Aqui estão referidos alguns tipos mais conhecidos e usados:
Existem vários parâmetros que definem o tipo de luva de dados, podemos enumerar: o número de sensores na luva; o tipo de aplicação em que a luva é usada (ex:animação 3-D, escrita virtual, controlo robótico); o tipo de ligação periférica da luva (ex:RS232, USB, Wireless, Bluetooth); a própria frequência de amostragem e também o erro de não-linearidade.
Os sistemas de desenvolvimento das luvas estão normalmente disponíveis para vários sistemas operativos, tais como Windows, Linux e Unix. Quando os dispositivos possuem um protocolo de comunicação em código aberto, é ainda possível criar novos drivers ou interfaces sem usar os sistemas de desenvolvimento disponibilizados pelo fabricante.
Actualmente, o preço destas luvas virtuais desceu bastante devido ao aumento de fabricantes. Porém, prevê-se que no futuro o seu preço venha a descer ainda mais. Neste momento a luva virtual mais usada no mercado é a 5DT, que possui capacidades de registar os dados em vários tipos de arquivo, contendo também calibração automática. É usada essencialmente em filmes de animação e em jogos de computador.